9 sinais de que você está detonando sua vida financeira

Colunista listou nove bandeiras vermelhas em relação à vida financeira que não deve cometer

Ganhar muito dinheiro não significa, necessariamente, que você vai ser rico. No final do dia, depende muito mais do quanto você pouca e investe para acumular riqueza do que os dígitos no holerite. Assim, a colunista do site Business Insider, Kathlen Elkins, listou nove sinais de que você não está poupando dinheiro suficiente e prejudicando sua vida financeira.

1. Você mal consegue pagar suas contas
Você está apenas pagando suas obrigações todo mês? Isso é conhecido como “viver de salário em salário” e significa que vai ser quase impossível construir uma boa poupança. Existem duas opções para resolver esse problema: ganhar mais, seja com um segundo emprego ou pedindo um aumento, ou gastando menos, com mudanças no estilo de vida, por exemplo.

2. Você diz para você mesmo que vai poupar mais quando ganhar mais
Essa é uma das mentiras sobre dinheiro mais comuns que as pessoas dizem. A autora Patrice C. Washington comenta que a maneira como você lida com US$ 100 será a mesma com que lidará com US$ 100 mil. “Você é a mesma pessoa, com a mesma atitude, mesmos comportamentos e mesmos hábitos”, comenta.

3. Você não começou a investir para a aposentadoria
Poupar para a aposentadoria não pode esperar, não importa o quão distante isso seja. Se você está deixando de lado, não deve estar sozinho, uma vez que, de acordo com a pesquisa no EUA, um terço dos americanos poupou nada para a aposentadoria até agora. No entanto, experts aconselham a deixar, no mínimo, 10% do salário de lado para garantir uma aposentadoria melhor.

4. Você não se prepara para grandes compras
É importante contribuir dinheiro para um fundo de aposentadoria, mas não pode negligenciar outras grandes despeas, como a compra de uma casa, um curso, uma viagem ou mesmo a preparação para ter filhos. Assim, é importante começar estabelecendo como você quer seu futuro e estabelecer metas e objetivos para alcançar seus sonhos.

5. Você não investe
Investir pode ser considerada a maneira mais efetiva de construir riqueza e o quanto antes você começar, melhor, pois assim se aproveitará mais dos juros compostos. Se você sente qeu não tem dinheiro para investir, não está poupando o suficiente, aponta a colunista. E vale lembrar que, no Brasil, existem várias opções muito baratas e acessíveis para o investidor, como o Tesouro Direto, por exemplo.

6. Você não tem um fundo de emergência
Estabelecer um fundo de emergência é uma das coisas mais importantes que você pode e deve fazer com seu dinheiro e que só deve ser deixada de lado se você tem dívidas com o cartão para resolver antes. A ideia desse fundo é se proteger de imprevistos e ter poupado nele o valor de cerca de seis salários.

7. Você gasta mais de 40% da renda com a sua casa
Uma boa regra nessa hora é fazer uma conta simples: você pode ter 29% de sua receita bruta em gastos com sua casa, ou 41% se não tiver dívida nenhuma. Mais que isso significa que você está perdendo muito dinheiro que poderia estar poupando. Para melhorar, uma opção seria considerar viver em uma região mais barata ou em uma casa menor.

8. Você não segue suas despesas
Muitos sabem quanto dinheiro está entrando na conta todo mês, mas você sabe quanto está saindo? Você sabe quanto gasta comendo fora, em café ou passeios? E as chances são de que você pode cortar muita coisa e poupar mais, relada a colunista.

9. Você só pode pagar o mínimo da fatura de seu cartão de crédito
Se você não pode pagar mais que o mínimo mês após mês, você está gastando demais e indo direto para uma dívida imensa, fazendo com que tenha dificulade muito forte em poupar. Você sempre deve pagar toda fatura do seu cartão para não formar uma bola de neve.

Fonte: Infomoney.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *